domingo, 18 de junho de 2023

DIVINA PASTORA, título mariano que, com maior correção teológica, deve ser entendido como "Mãe do Bom Pastor''

Significado teológico do título

Pode-se dizer que a doutrina da pastoralidade da Virgem Maria invocada como Mãe do Bom Pastor está contida no Depósito da Revelação e sempre foi mais ou menos explicitamente ensinada pelos Santos Padres, doutores e escritores eclesiásticos.
 
A festa da Divina Pastora

O título de Pastora foi aplicado a Maria, mais ou menos explicitamente, na era patrística (Santo André de Creta a invoca como "Virgem Imaculada da qual nasceu o grande Pastor e Cordeiro", São João Damasceno a reconhece como "Mãe de Cristo Pastor”) e também em tempos mais recentes, como se depreende da devoção e iconografia de origem espanhola; porém, nos vinte séculos de história da Igreja, é raro encontrar nos textos oficiais a referência a Maria com o título de "pastora", embora não esteja totalmente ausente.

A "Mãe do Bom Pastor" na Liturgia


A Missa e a Liturgia das Horas foram aprovadas por Pio VI em 1º de agosto de 1795 e também foi estabelecido que os capuchinhos espanhóis poderiam celebrar sua festa todos os anos no terceiro sábado da Páscoa. Em 1932, Maria Pastora foi nomeada padroeira oficial das missões capuchinhas. Hoje, não se pode dizer que haja uma data única para celebrar a Festa de Maria, Mãe do Bom Pastor, porque nos vários locais de culto ela é celebrada em datas diferentes. No entanto, também deve ser especificado que, nos 'Rescritos' com os quais a Santa Sé concedeu indulgências para práticas devocionais piedosas e a faculdade de celebrar missa em honra da Virgem assim honrada, o título de "Divina Pastora das Almas" nunca foi usado, ainda que muitas vezes se repetisse nas súplicas dos postulantes e nos discursos dos pregadores populares,

Iconografia e Santuários da Divina Pastora

Com diversas variações, mas não muito significativas, a Divina Pastora é representada sentada à sombra de uma frondosa árvore, usando um casaco de pele branca com manto azul sobre ela e um chapéu de pastora, enquanto um cajado  está apoiado em seu braço; na mão esquerda segura rosas e com a direita acaricia uma ovelha que representa Jesus 'o cordeiro mistico', enquanto outras pastam perto dela.

UM DOS SANTUÁRIOS MAIS FAMOSOS DEDICADOS À DIVINA PASTORA É O DE BARQUISIMETO, NA VENEZUELA.

A imagem original data de 1735. A cada 14 de janeiro realiza-se uma grande procissão da qual participam milhares de devotos, na qual a venerada imagem é transportada de Santa Rosa a Barquisimeto, capital do estado de Lara. Na Itália, uma das várias igrejas dedicadas à Divina Pastora é o Santuário localizado em La Seva em Caprese Michelangelo (AR).

ORAÇÃO AO DIVINO PASTOR
Ó Divina Pastora das almas,
Mãe dos bons aventureiros,
Vós que sempre cuidastes de nós,
Vós que sois a nossa salvação,
que nos embalou e cuidou de nós, cuidando de nós,
com proteção maternal, que nos deu força e valor na tristeza ,
que cura dores e desolações com doçura e compreensão que nos dão esperança.
Maria, mãe amorosa e conciliadora, nossa Virgem pura,
tu que tudo podes: intercede por nós junto a Jesus Cristo, teu filho, o Bom Pastor, para que nos conceda os favores que agora pedimos com fé e humildade de coração:
(peça o que quiser )
Maria, Divina Pastora, que vossas mãos maternais guiem e dirijam
nossos passos no difícil caminho da vida.
Dai-nos força em nosso cansaço e miséria,
e socorrei-nos de nossos problemas e necessidades,
livrai-nos do mal e do inimigo que possamos encontrar,
e fazei-nos abominar a inveja e o ódio.

Divina pastora, Santa Virgem,
que com a tua ajuda possamos viver com fé, esperança e amor,
que a virtude da caridade arda em nossos corações com nossos irmãos, homens.

Amém

Reze a Salve Regina e três Ave Marias


Sem comentários: